« PÁGINA PRINCIPAL | Domus Opinatus » 

sexta-feira, abril 07, 2006 

Evangelho segundo Judas Iscariotes

Perdido durante 1700 anos, foi apresentado ontem ( 6 de Abril), pela National Geographic o Evangelho segundo Judas. Apesar de não ser reconhecido pela Igreja, este documento não deixou de levantar dúvidas e desconfianças nos diversos quadrantes da sociedade. Contradizendo aquilo que é dito nos restantes Evangelhos, neste Judas não aparece como um traidor, mas sim como o favorito de Jesus Cristo. A suposta traição de Judas é explicada como sendo um desejo de Jesus Cristo. Após longos anos na mão de privados foi doado em Fevereiro de 2001 para ser restaurado e traduzido. A Igreja considerou o Evangelho como sendo um documento apócrifo (relativo aos escritos de assunto sagrado que não foram incluídos pela Igreja no cânon das Escrituras autênticas) e como mais um caso mediático á imagem do que aconteceu com o best-seller de Dan Brown “O Código Da Vinci”. A Igreja afirma ter conhecimento deste documento desde o século II por intermédio do Santo Irineu que já nessa altura denunciava as heresias nele contidas. Segundo a “Maecenas Foundation for Ancient Art” de Basileia e a National Geographic, o evangelho apócrifo de Judas devia ser um texto grego de origem gnóstica, escrito pela seita dos cainitas, em meados do século II. Esta seita dava um valor positivo a todas as figuras negativas das escrituras judaicas e cristãs. O presidente do Comité de Ciências Históricas do Vaticano, D. Walter Brandmuller, já afirmou que a tradução será “um testemunho precioso para conhecer melhor o Cristianismo primitivo”. Fora de questão está uma revalorização de Judas, que teria, segundo os “crentes” do Evangelho de Judas, colaborado no desenho de salvação de Deus para a humanidade.

Apesar de não ter uma opinião definitiva a propósito deste assunto, não considero o Evangelho segundo Judas como uma heresia. Gostaria de perceber porque é que a Igreja não confere a mesma validade a este Evangelho como aos restantes quatro. Será por ser aquele que se pensa ter sido escrito mais tarde? Será que é por ter sido escrito por uma suposta seita? E quem garante que foi mesmo? É por estas e por outras dúvidas que dou a este Evangelho o mesmo benefício da dúvida que dou aos restantes quatro.

Bem, a minha opinião é a seguinte:

1) "A suposta traição de Judas é explicada como sendo um desejo de Jesus Cristo" - E porque não? Não é por mim inconcebível que assim tenha acontecido, já que (supostamente) ele tinha como missão salvar o mundo e revelar o "caminho" para o Bem;

2) Eu não acredito propriamente na Igreja católica; acredito em Deus e na sua existência. Daí que, tal como para o Alberto, "gostaria de perceber porque é que a Igreja não confere a mesma validade a este Evangelho como aos restantes quatro" (ou mais, já que se afirma haver o evangelho de Maria Madalena, por exemplo);

3) Parece-me, e talvez esteja sozinho nisto, que toda a história da Igreja sobre os últimos dias de vida de Cristo é extremamente romanceada. Ainda mais, por exemplo, se tivermos em conta os mais antigos filmes sobre o assunto. Parece-me mais autêntico, embora reflicta a mesma história (a bíblica), o filme "Paixão de Cristo". Ainda assim, não me parece que, por exemplo, Jesus tenha vivido todos aqueles (não me lembro quantos) dias no deserto sem se alimentar ou que tenha sido tentado pelo demónio (se é que também ele existe... quanto a isso não sei o que pensar);

4) Quero também dizer que me parece óbvio que a Igreja teria, no caso de ser verdade que "a suposta traição de Judas é explicada como sendo um desejo de Jesus Cristo", tendência para ocultar ou pelo menos camuflar aquele facto, pelo seu próprio bem e da propagação da fé;

5) Assim, parece-me perfeitamente possível, embora na dúvida (como estou e estarei certamente até que ma dissipem com provas) me incline para a história bíblica, que assim tenha acontecido e que, por isso mesmo, a Igreja tenha ocultado provas que viriam a diminuir o seu poder.

________________________________________________________________________________________

Concordo com o Alberto quando diz que o Evangelho segundo Judas não é uma heresia. Quanto à posição da Igreja face a este assunto, não me espanta mesmo nada que não confira a este evangelho a mesma validade que aos restantes quatro, afinal de contas, a Igreja nunca se mostra aberta a novas "versões" que não vão de encontro ao que já está escrito na Biblia.Porquê? Talvêz porque uma nova "verdade" pode pôr em causa o valor inquestionável que a Bíblia tem para os fieis.Como poderia a Igreja justificar um "erro" sobre a história da vida de Cristo naquela que é a base mais sólida, credivel e sagrada para os cristãos?
Quanto ao terceiro ponto no comentário do Rui tenho a dizer que não estás sozinho, partilho da tua opinião quanto ao facto de a história da vida de cristo ser extremamente romanceada. Aliás, acho que esse aspecto funciona precisamente como um instrumento de apelo à fé e talvêz até à compaixão dos fieis. Talvez esteja a ser demasiado "cruel" com tudo isto, mas a minha condição de não religiosa não me permite pensar de outra forma.
Parabéns pelo blog e pela escolha do tema para o primeiro post, agradou-me :)

________________________________________________________________________________________

Quanto à traição de Judas eu concordo com o que vem escrito neste novo Evangelho. Se Jesus é omnipresente, omnisciente e omnipotente, Ele já saberia o que esperar dos seus apóstolos, isto é, ao trazer Judas para o pé de si Ele ja saberia que ia ser "traído". Quanto à validade dos Evangelhos, existe um ditado popular que concretiza bem o que penso sobre eles: "Quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto", ou seja quem escreve algo transporta para esse texto uma parte da sua subjectividade e emotividade, correndo-se o risco de se deturparem os factos. Em relação à bíblia e uma dramatização ou romantização dos últimos dias da vida de Cristo eu concordo, mas gostaria de referir que, na minha opinião, a bíblia deve ser interpretada livremente e não segundo cânones pré-definidos.Por último, concordo com a Anabela quando refere que a Igreja é adversa à mudança. A História está repleta desses exmplos(Indulgências, preservativo, sexo...).Daí que qualquer coisa que venha contestar os dogmas há muito enraízados ou é negada ou então não é reconhecida.

________________________________________________________________________________________

e necessario ter em atencao varias passagens biblicas para analisarmos este novo evangelho...

eu nao acredito que tenha sido Jesus a pedir a Judas para que este o traisse pelas seguintes razoes:
-> se a traicao tinha sido combinada pke k Judas pediu algo em troca (30 moedas de prata) para identificar Jesus aos judeus?
-> pke k Judas se suicidou apos ter traido Jesus, se foi este ultimo k lhe pediu?
-> 'Lucas 22:22 -> E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!'... isto era como se eu dissesse que ai daquele amigo que me atraicoasse pelas costas e em seguida ir pedir a um para o fazer. Ja Marcos 14:21 diz 'Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.' nao iria ser Jesus a colocar um homem nesta situacao

desafio tambem a algum dos participantes do blog a escreverem sobre akela noticia de que supostamente Jesus andou sobre o gelo. Parabens pelo blog e pelo post.

________________________________________________________________________________________

Marcos:
"Ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído" - provavelmente "peco" ao dizer isto, ainda mais por acreditar em Deus, mas o Deus em quem acredito é um Deus bondoso, não um Deus punitivo... É por isso que, apesar de coisas que me tocam, como por exemplo o exorcismo, custa-me acreditar em algo como o Inferno...

________________________________________________________________________________________

Marcos eu nunca disse que a traição tinha sido combinada, o que quero dizer é que devido aos poderes de Jesus Cristo, o facto de Judas o ir traír não devia ser desconhecido para Cristo. Porque se Cristo desconhecesse esse facto boa parte das características que Lhe atribuimos caíriam por terra.Quanto à sugestão, achei uma boa ideia mas é um tema que para além de não me interessar muito, já teve o seu tempo.Boas férias :)

________________________________________________________________________________________

Rui -> eu entendo-te, mas ainda ontem li uma coisa na biblia eheh: Romanos 3:5 e 6 'E se a nossa injustica prova a justica de Deus que diremos? Acaso Deus, que castiga, e injusto?' 6 'de modo nenhum, do contrario, como julgara Deus o mundo?'

isto e, imaginate num tribunal... o reu e considerado culpado... como podera ser feita justica se o juiz n poder atribuir algo de mau ao reu? como e k ele pode julgar correctamente se n o puder punir?

alberto -> ah ok, nesse caso td bem... Ele sabia-o sim, ate pk na ultima ceia disse k um deles o iria trair e kem seria

________________________________________________________________________________________

Marcos:
Não faz sentido um exemplo humano para a actuação divina...

________________________________________________________________________________________

so tava a tentar explicar caso n tivesses entendido o versiculo

________________________________________________________________________________________

Marcos eu gostava de te fazer umas perguntas: poraue é que te baseias nos outros Evangelhos para justificar a exclusão deste? O quê ou quem te garante que são mais válidos? É por a Igreja dizer que sim??? Quanto à questão do inferno, eu acho que muitas vezes a própria terra é um inferno e basta ver toda a pobreza, fome e miséria para nos certificarmos disso.

________________________________________________________________________________________

a terra e um inferno... concordo... por alguma razao o paraiso e no ceu e nao na terra!

n te sei dizer ao certo em k passagem se encontra os versiculos k vou citar mas diz algo assim: n se deixem enganar com vas subtilezas, e tb diz k ai dakele k acrescentar um til ou um jota a palavra de Deus...

isto pra kem e ateu e dificil de entrar ... mas eu acredito k a palavra de Deus esteja completa! se todos seguissem o k Nela ta escrito terias o teu paraiso aki na terra... mas isso e impossivel, ninguem cumpre tudo 100%... e dificil... e por isso k eu axo k o canone ja ta completo... sem ser necessario acrescentar algo mais

repara... agora sempre k surge um novo evangelho apocrifo (judas, tome, etc) e sempre pra por em causa os valores da igreja e a veracidade da biblia... em k e k isso edifica o mundo cristao? tb diz na biblia k aparecerao coisas(profetas ou escritos) para confundirem o mundo cristao...

________________________________________________________________________________________

Marcos eu não sou ateu mas acho que a Igreja tem mantido inumeros segredos ao longo da Historia e tentado limitar o conhecimento dos fieis do que realmente se passou. Uns Evangelhos são mantidos outros negados, porque os que são negados não convêm pura e simplesmente à Igreja e aos seus interesses.Acredito em Deus mas a Igreja que temos deixa-me céptico.O Evangelho de Marcos e os restantes três foram aceites porque corroboram os interesses da Igreja, os que não o fazem e por isso são negados, para mim, não têm menos validade, só porque vão contra os interesses da Sagrada Instituição.

________________________________________________________________________________________

atencao k ha aki algo k tem de se ter em atencao... temos de ter cuidado qd se fala em Igreja... pk se associa sempre a catolica e no entanto, a catolica pratica coisas contrarias ao ensinamento da biblia... o k realmente se pode concluir e k o k interessa e a pessoa seguir a sua vida baseando-se na biblia e nos seus ensinamentos e nao na religiao... por religiao entendo todos os processos como que mecanicos, todos os rituais tipo peregrinacao a fatima, etc... e a excessiva religiao k cria muitas das guerras...

n nos eskecamos k a igreja catolica criou a inkisicao, xamada santa por eles, obrigando as pessoas a seguirem os seus ensinamentos... isto n e de Deus, e dos homens e temos de saber separar as coisas

________________________________________________________________________________________

Não podia concordar mais contigo, acho que cada um deve achar o seu caminho tendo sempre como sustentáculo a religião e os ensinamentos de Deus.

________________________________________________________________________________________

Marcos discordo:
Dizes que "o k interessa e a pessoa seguir a sua vida baseando-se na biblia e nos seus ensinamentos e nao na religiao".

Não concordo porque a religião é entendida como "culto prestado à divindade"; ora, a Bíblia não é divina, é humana; escrita (supostamente) pelos apóstolos de Jesus mas publicada por posteriores elementos da organização daí resultante. A religião, ela sim, é o culto a Deus, e é pessoal, é a crença do indivíduo de que algo mais existe. Ora, mais provavelmente erramos se acreditarmos nas palavras dos nossos ancestrais do que se acreditarmos em Deus. Daí que a "minha" religião não seja a católica (não integralmente) mas sim a crença em Deus, e esse Deus tanto é o nosso Deus como o Allah islamita (que aliás é um Deus em tudo semelhante ao nosso).
Daí que eu pense que "o k interessa e a pessoa seguir a sua vida baseando-se na" religião, ou seja, na crença de algo mais, e, como diria Descartes, na ideia do Bem, e não na Bíblia, se bem que eu lhe dê o devido benefício da dúvida.

________________________________________________________________________________________

''e esse Deus tanto é o nosso Deus como o Allah islamita (que aliás é um Deus em tudo semelhante ao nosso).''

n podias estar mais errado nesta afirmacao... li um livro sobre o islamismo ha pouco mais de 2 semanas e posso-te garantir k Ala (segundo as palavras de Maome)tem caracteristicas muito diferentes do Deus dos cristaos.

'' ora, a Bíblia não é divina, é humana; escrita (supostamente) pelos apóstolos de Jesus''

a biblia foi escrita por apostolos e servos de Deus que, segundo o livro de corintios, tiveram inspiracao divina. no inicio de cada livro tem o autor desse livro.

a religiao e' o ir a missa como se se tratasse de um ritual... e' cair na rotina

''Ora, mais provavelmente erramos se acreditarmos nas palavras dos nossos ancestrais do que se acreditarmos em Deus.''

isso e verdade, por essa razao n se deve dar ouvidos as religioes dos homens (mormons, etc)

________________________________________________________________________________________

Marcos,

1) Quando afirmo que Allah "é um Deus em tudo semelhante ao nosso" relevo para a pacificidade e estado de liberdade que induzem no Homem. Que são semelhantes também o sumo representante da religião muçulmana em Portugal o evidenciou no último Prós e Contras;

2) "Apostolos e servos de Deus que, segundo o livro de corintios, tiveram inspiracao divina" - Não tenho toda essa certeza cega que tens quanto a isso. Para mim, é simplesmente impossível que os diálogos de Jesus e os apóstolos na Bíblia pudessem ser transcritos na íntegra. É, para mim, inumano...;

3) "Por essa razao n se deve dar ouvidos as religioes dos homens" - concordo, porque muitas são as religiões e Deus só um.

P.S.: Isto está animado!

________________________________________________________________________________________

Bem, Pedro nao subscreverei o que disseres mas sim, estou curioso quanto ao que pensas sobre isto. Ainda assim, quero aqui dizer que este é um tema que tem vindo a ser muito discutido nos media e eu próprio, em sede própria (OP) pronunciar-me-ei de novo sobre o tema, pois já aprofundei o meu conhecimento sobre os seus contornos.

________________________________________________________________________________________

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »

________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

Keep up the good work » » »

________________________________________________________________________________________
Enviar um comentário