« PÁGINA PRINCIPAL | Para sempre os maiores! » | Não é o fim do Mundo… mas pode ser o fim de um clube » | A combinação imperfeita: Hamas, Israel e Paz » | E agora? » | O Novo Mundo foi descoberto por engano » | Lei da Nacionalidade » | Evangelho segundo Judas Iscariotes » | Domus Opinatus » 

quarta-feira, maio 31, 2006 

A alma portuguesa (ou a falta dela)

Supostamente o objectivo deste blog é, primeiro, dar uma notícia seguido da nossa opinião pessoal. Contudo, hoje vou subverter um pouco as regras e irei escrever um “artigo de opinião”. Irei dar a minha opinião sobre o estado de espírito do povo português, do patriotismo – em queda – do povo português. Na minha opinião, a falta de patriotismo, de sentimento de pertença e até de identificação com a pátria é um dos maiores problemas que Portugal enfrenta. Assistimos, hoje em dia, a um completo descrédito das instituições, muito por culpa dos seus intervenientes. É também notório o pessimismo e a falta de fé que o português tem em si, no seu país e no seu futuro. Ora, é de minha opinião que apesar do estado em que se encontra o nosso país não o podemos abandonar e esquecer. É necessário manter viva a alma lusitana, aventureira e até conquistadora dos nossos antepassados; um pouco espezinhada, diga-se, por Salazar. Só assim teremos a coragem e força necessárias para fazer algo pelo nosso país. Não podemos pensar que cabe apenas às elites governantes melhorar o país, temos, de uma vez por todas, de aceitar que TODOS temos de fazer sacrifícios pela pátria. Não se pode passar o horário de trabalho numa esplanada e esperar que as coisas apareçam feitas ou se resolvam. Temos de perder, definitivamente, a ideia de que o que é estrangeiro é que é bom e que os outros são-nos superiores. Isso só acontece nas nossas cabeças, pois todos temos potencial, só tem é que ser descoberto, explorado mas também apoiado, coisa que não tem acontecido muito. Em jeito de conclusão, não nos podemos sentir só portugueses e só unidos quando há um mundial ou um europeu de futebol. É necessário ter sempre uma bandeira, não na varanda ou janela, mas sim no coração, porque se não formos nós ninguém nos vai tirar da situação, de facto deprimente, em que está Portugal.

Como diria um amigo nosso:


"Subscrevo"

________________________________________________________________________________________

Que amigo? Não será antes um colega? :D

________________________________________________________________________________________

Tenho um pedido, ou melhor, uma exigência a fazer. Se os comentários forem para dar uma opinião ou para alimentar o debate sobre aquilo de que fala o post,acho óptimo que comentem. Caso contrário, todos os comentários serão removidos.

________________________________________________________________________________________
Enviar um comentário